Horto-terapia e Jardinagem

Hortoterapia

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estatual do Texas, EUA, comprovou que idosos que praticam  a Hortoterapia têm uma maior satisfação de vida, níveis de energia e saúde em geral. Além disso, os idosos  que se voluntariam ao teste apresentavam uma alimentação mais saudável, o que pode estar ligado ao fato deles cultivarem alimentos como verduras, frutas e vegetais.

A hortoterapia é uma excelente terapia ocupacional para idosos, podendo ajudar na prevenção de algumas doenças como a depressão. Além disso, essa atividade também ajuda no combate ao sedentarismo e na diminuição de dores da coluna.

Quem se dedica a esse afazer pode perceber melhoras durantes caminhadas e nas dores no corpo. Além de tudo, a hortoterapia também proporciona grande satisfação pessoal, melhorando o humor e autoestima.

Nossa Hortoterapia dos Sentidos

Nossa idéia é fazer uma horta com espécies aromáticas e comestível,  trabalhar com texturas, aroma e paladar. Uma horta que ajude a estimular todos os sentidos,sendo assim um espaço lúdico e de inclusão ao idoso. Além disso, ao cuidar da nossa horta dos sentidos o idoso desenvolve  diversas habilidades,  acompanhando todo o processo do plantio, cultivo e colheita, para depois saborear deliciosas receitas em nossas aulas de culinária